PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Artemídia influente: Ateliê-laboratório nas interfaces Arte, Ciência e Tecnologia. (TESE).

 

[...] Deve ficar exposto que um trabalho experimental muitas vezes não apresenta uma teoria formalizada, mas todo o texto lido e discutido agrega um valor nos trabalhos finais em artes e áreas correlatas [...] (MATTA 2016).

[...]Muitas vezes a leitura inclusive de um próprio texto escrito em outra época pode gerar novas discussões e revisões de conhecimentos que podem modificar um pensamento científico [...] (MATTA 2016).

... A dificuldade de se entender problema em arte é que este problema também não é facilmente exposto com palavras, porque como observado ele se apresentava após a execução do trabalho, ou seja após a passagem pela materialização em ateliê-laboratório onde novos problemas eram apresentados e avaliados pela comunidade e novos surgiam [...]  (MATTA 2016).

[...] Durante a identificação de um problema, o pesquisador deve decidir qual será o problema para o qual ele irá propor uma solução. Nessa parte, existe certa dificuldade, pois os problemas na arte normalmente possuem um grau de complexidade muito maior que os problemas de senso comum, exigem uma subjetividade maior.  Os problemas de arte exigem muito mais da intuição do pesquisador e do olhar atento a detalhes. Por isso, muitas vezes é necessário ser criativos na hora de delimitar um problema, pois ele pode ser tanto descoberto quanto criado [...] (MATTA 2016).

MATTA, Célio Martins da. Artemídia influente: Ateliê-laboratório nas interfaces Arte, Ciência e Tecnologia. 2016. 73 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/137975>

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Artemídia: Processos e procedimentos no ateliê-laboratório do artista-cineasta. (DISSERTAÇÃO).

 

[...] Processos e Procedimentos:  É conjunto seqüencial, científico ou não para se atingir uma meta, uma série de passos, que podem ser esquemáticos ou não, mas que geralmente procuram seguir uma ordem pensada buscando encontrar ou executar um objetivo [...] (MATTA 2011).

[...] O hibridismo dentro da arte se faz cada vez mais presente no conhecimento e na aplicação as idéias [...] (MATTA 2011).

[...] é verdade que o mesmo poderá ter conhecimentos agregados por Serendipidade, (também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, que é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso), é que é interessante se entender que história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo, então caso ocorra, o fato será também considerado e não descartado [...] (MATTA 2011).

MATTA, Célio Martins da. Artemídia: Processos e procedimentos no ateliê-laboratório do artista-cineasta. 2011. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/86986>.

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Conceitos de Arte, Design e Arquitetura Aplicados: Utilização de tecnologias aliadas a processos e procedimentos intuitivos e racionas em ateliês-laboratórios para a concepção e materialização de projetos.

[...] Os processos e procedimentos são essenciais e devem ser executados, mas o entendimento dessas etapas e de onde são alimentadas é que deixam uma pesquisa em arte mais complexa. Não somente o fazer, mas os porquês do fazer, já que resolver problemas não é taxativo pois problema é um paradigma da arte. Como dito problemas podem surgir, no começo, no meio e no final de uma arte ou processo artístico.

Além disso são aceitos conhecimentos oriundos de serendipidade . O conceito de serendipismo nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e principalmente senso de observação.

Esse modelo de aquisição de conhecimento também está sendo colocado nas disciplinas nos cursos de arte, design e arquitetura no momento de solução de problemas de criação e materialização. [...] (MATTA 2017).

MATTA, Celio Martins da; DA MATTA, André. Conceitos de Arte, Design e Arquitetura Aplicados: Utilização de tecnologias aliadas a processos e procedimentos intuitivos e racionas em ateliês-laboratórios para a concepção e materialização de projetos. In Revista Internacional de Cultura Visual, Volume 4, Número 1, 2017. Disponível em: <http://journals.epistemopolis.org/index.php/imagen/article/view/1464>

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Artemídia Confluente: Processos e Procedimentos Artístico-Científicos no Ateliê-Laboratório na Era da Inovação Tecnológica.

[...] não existe espaços (criativos e de materialização) que se oponham. Pode existir um limiar entre criar e materializar, mas não se pode tratar individualmente os termos. [...] (MATTA 2017).

[...] É difícil explicar que devemos aceitar e saber apreciar e aplicar os processos de materialização em detrimento a essência, ou seja a criatividade (aos insights criativos) sem que esses sofram prejuízo. [...] (MATTA 2017).

[...] O que é observado e apresentado é que muitas vezes não é realizada uma proposta de uso dos equipamentos baseado em atividades didáticas e acadêmicas. E quando realizada, essa não prevê o limiar entre processo criativo e suporte a materialização. Também é necessário realizar a integração dos espaços. [...] (MATTA 2017).

MATTA, Celio Martins da. Artemídia Confluente: Processos e Procedimentos Artístico-Científicos no Ateliê-Laboratório na Era da Inovação Tecnológica. In WCCA, X, 2017. Salvador: Science and Education Research Council, COPEC. p.95 à p.102.

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório e os Binômios Indissociáveis Concepção-Materialização e Intuitivo-Racional.

[...] caminhos percorridos por artistas para materialização da arte, que não são idênticos aos utilizados por profissionais de outras áreas (já que arte está no extremo da área de humanas) [...] (MATTA 2016).

MATTA, Celio Martins da. Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório e os Binômios Indissociáveis Concepção-Materialização e Intuitivo-Racional. In WCCA, IX, 2016. Guimarães: Science and Education Research Council, COPEC. p.80 à p.85.

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Conceitos de Arte, Design e Arquitetura Aplicados: Processos e Procedimentos para Concepção e Utilização e Ateliês-Laboratórios.

[...] Um dos conceitos artísticos que se aplica são as estimulações e ordenações de insights criativos através de uma sequencia racional, que é um processo de materialização [...] (MATTA 2016).

MATTA, Celio Martins da. Conceitos de Arte, Design e Arquitetura Aplicados: Processos e Procedimentos para Concepção e Utilização e Ateliês-Laboratórios. In WCCA, IX, 2015. Salvador: Science and Education Research Council, COPEC. p.173 à p.177.

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Artemídia: tecnologias que interferem na educação.

[...]  Aprender através de experiências é uma forma antiga e eficaz utilizada pelo ser humano para compartilhar e transmitir seus conhecimentos. Podemos entender esse modelo como aprendizagem cognitiva intuitiva.

O lado positivo é conseguir tudo isso na velocidade de um toque e saber que toda e qualquer informação pode ser encontrada nos veículos de comunicação como a internet e com muitos detalhes, conteúdos aprofundados e pessoas (até mesmo especialistas) que estão dispostas a ensinar ou demonstrar tudo o que é buscado.

O lado negativo que caminha paralelamente é no sentido contrário à evolução tecnológica. É uma tênue barreira que separa os dois lados e, eventualmente, os limites são rompidos. A facilidade de encontrar os textos prontos, imagens e vídeos na internet estão desestimulando o “saber” e afastando as crianças da leitura dos livros, das experimentações, das habilidades motoras, do convívio social e da capacidade de se intelectualizar utilizando o cérebro como armazenamento e laboratório criativo. [...] (MATTA 2015).

MATTA, Celio Martins da, DA MATTA, André; Artemídia: tecnologias que interferem na educação. In Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matemáticas y Tecnología, Volume 2, Número 1, 2015. Disponível em: <http://sobrelaeducacion.com/>

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Processos Híbridos e Nova Mídias: arte contemporânea e design na linguagem cognitiva intuitiva aplicada em tecnologias.

[...] Um dos conceitos artísticos que se aplica são as estimulações e ordenações de insights criativos através de uma sequencia racional, que é um processo de materialização ... . O processamento das informações armazenadas em computadores, celulares e outros dispositivos, atualmente acessados através de ícones, são facilmente memorizados pelo cérebro e permitem encontrar as informações e processar com maior velocidade e assertividade. Muitos artistas ainda não conseguem perceber a importância do conhecimento e da prática das artes tradicionais e de seus processos e procedimentos manuais na materialização do raciocínio [...] (MATTA 2014)

[...]  é possível que se verifique que mesmo com a correta utilização de algum software ou plugin, a imagem criada pode não passar exatamente a mesma sensação pensada e previamente ensaiada porque a ferramenta tecnológica é subutilizada ou mecanicamente utilizada [...] (MATTA 2014).

DA MATTA, André; MATTA, Celio Martins da. Processos Híbridos e Nova Mídias: arte contemporânea e design na linguagem cognitiva intuitiva aplicada em tecnologias. In I Jornada Internacional Geminis, 2014. São Carlos: Entretenimento Transmídia. Disponível em: <http://www.geminis.ufscar.br/jig/anais/>

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Contato | Contact

  zcelio@yahoo.com.br       (11) 98043-0990

  YouTube                              Twitter

Seguir | Follow

© Copyright. - CM- Celio Matta. Todos os direitos reservados http://www.celiomatta.com

www.000webhost.com